terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tóp. Esp. de História da América II - 3a feira, 18:00 - 21:40

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de História.
Tópico Especial em História da América II.
Período: 2011-2.
Sala: 303D.
Horário: Terça-Feira, 18:00 - 21:40.
Carga Horária: 60h.
Professor: Ms. Thiago Krause
E-mail: thiagokrause@gmail.com.
Site: www.historiadaamericai.blogspot.com
Observação: o presente programa, a bibliografia, tipos de avaliações e critérios das mesmas poderão ser alterados a critério do professor, em atenção ao melhor aproveitamento do semestre letivo.

Hierarquização social na América Colonial
em Perspectiva Comparada

Ementa e Objetivos
Analisar a política e a sociedade das Américas coloniais através da perspectiva dos seus grupos sociais (índios, escravos, forros, grandes proprietários, comerciantes e etc.) e dos processos de hierarquização e dominação constituintes dessas sociedades profundamente desiguais. Será apresentado um panorama geral comparando e contrastando as principais áreas de colonização, nomeadamente o Estado do Brasil (principalmente Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo), as áreas centrais da América Espanhola (Peru e México), a América Inglesa continental (dando atenção especial para as regiões escravistas do Chesapeake e do Lower South) e o Caribe inglês e francês, baseada na crença de que a comparação permite compreender melhor a estrutura e o funcionamento dessas sociedades coloniais, apesar das muitas diferenças entre elas.

Métodos
Estes dependerão da conversa com os alunos e do número de inscritos, podendo variar de aulas expositivas à abertura de um pequeno grupo de discussão e debates.

Avaliação
Novamente, também dependerá do número de alunos, dos seus interesses e da dinâmica desenvolvida nas aulas. Envolverá, certamente, porém, um trabalho escrito final: um ensaio de 6 a 8 páginas, espaçamento 1,5, fonte 12 pt Times New Roman, margens 2,5 cm, sobre um tema debatido ao longo do curso, a ser entregue na 12ª aula. O trabalho deve demonstrar a capacidade de recorte de um tema relevante, a reflexão crítica sobre a bibliografia e capacidade de análise. A participação nos debates dos textos e presença também contará para a nota final.
Atenção! Plágio é zero automático.
Observação importante: a entrega do trabalho com até uma semana de atraso implica perda de 30% da nota; duas semanas, 50%; mais do que isso, o trabalho não será aceito.


Temas e Cronograma de Leituras

23/08 Apresentação do Programa.
30/08 Estamentos, classes e elites: questões teóricas e conceituais.
Pierre Bourdieu: “A sociologia é uma arte marcial”
13/09 Discussão de texto: Pierre Bourdieu, “Espaço Social e Gênese de Classes” [1984] in: id. O Poder Simbólico. (trad.) Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005, 8ª ed., pp. 133-61.
Antecedentes do Velho Mundo: A Sociedade na Europa Moderna.
20/09 Discussão de texto: Don Antonio Domínguez Ortiz, “Pinceladas sueltas sobre la sociedad española em la Edad Moderna” in: id. España: tres milenios de historia. Madrid: Marcial Pons, 2010 [2000], ed. de bolso, pp. 265-87.
O Estado Moderno nos debates atuais.
27/09 Discussão de texto: Xavier Gil Pujol. “Centralismo e Localismo? Sobre as Relações Políticas e Culturais entre Capital e Territórios nas Monarquias Européias dos Séculos XVI e XVII”. Penélope, n. 6, 1991, pp. 119-44.
Estado e Administração na América.
11/10 Discussão de texto: John H. Elliott, “La Corona y Los Colonizadores” in: id. Impérios del Mundo Atlántico: España y Gran Bretaña en América (1492-1830) (trad.). Madrid: Taurus, 2006, pp. 189-238.
Índios e colonização: antecedentes, escravização, resistência, adaptação e persistência.
18/10 Discussão de texto: Steve Stern, “La herencia colonial de Huamanga” in: id. Los Pueblos Indígenas del Perú y el Desafío de la Conquista Española: Huamanga hasta 1640 (trad.). Madrid: Alianza, pp. 293-306.
A Escravidão Africana: tráfico, cativeiro, trabalho e família.
25/10 Discussão de texto: Robin Blackburn, “A escravidão racial e o crescimento da plantation” in: id. A Construção do Escravismo no Novo Mundo (trad.). Rio de Janeiro: Record, 2003 [1997], pp. 373-447.
01/11 Raça no Mundo Atlântico
Discussão de texto: Ronald Raminelli, “Cores, Raças e Qualidades na América Portuguesa, c. 1640 – c. 1750”, artigo inédito.
08/11 Senhores de terras e homens: terra e poder nas Américas
Discussão de texto: Stuart B. Schwartz. “Os senhores de engenho: donos dos homens e da cana” in: id. Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial, 1550-1835 (trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 1988 [1985], pp. 224-46.
22/11 Esposas e viúvas, trabalhadoras e freiras: a mulher na América colonial.
Discussão de texto: Asunción Lavrin, “La mujer en la sociedad colonial hispanoamericana” in: Leslie Bethell (ed.). História de América Latina, tomo 4: América Latina Colonial – Población, Sociedad y Cultura. Barcelona: Crítica, 1990 [1984], pp. 109-37.
29/11 A Sociedade Colonial: Relações de Poder na Formação do Novo Mundo
Discussão de texto: John H. Elliott, “La Ordenación de la Sociedad” in: id. Imperios del Mundo Atlántico: España y Gran Bretaña en América (1492-1830) (trad.). Madrid: Taurus, 2006, pp. 239-80.
06/12 Entrega e apresentação dos trabalhos.
Avaliação do Curso.

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