quarta-feira, 18 de abril de 2012

A "indianização" do Brasil

Caros, posto como curiosidade um texto sobre o crescimento da população indígena brasileira, que ultrapassou os 800 mil em 2010. É interessante como esse fato demonstra o caráter profundamente maleável da identificação étnica, e como ela é resultado de processos políticos e sociais.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1077750-fecundidade-e-reetinizacao-aceleram-crescimento-da-populacao-indigena.shtml

18/04/2012 - 11h19
Fecundidade e reetinização aceleram crescimento da população indígena

Publicidade

PEDRO SOARES
DO RIO
A população indígena no Brasil cresce de modo acelerado graças às altas taxas de fecundidade e ao fenômeno da "reetinização", com os nativo assumindo novamente sua identidade e tradição, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Diante disso, o percentual de cidades com presença de, ao menos, um índio declarado passou de 34,5% no Censo de 1991 para 80,5% em 2010. Esse ritmo de expansão foi constante: no Censo de 2000, 63,5% registraram habitantes indígenas.

População indígena chegou a 80,5% dos municípios em 2010, diz IBGE

Segundo o IBGE, 817 mil pessoas que se autodeclararam indígenas no Censo 2010 --0,4% da população nacional. "Não foram, porém, alvo da pesquisa os povos indígenas brasileiros considerados 'índios isolados', os quais, pela própria política de contato, não foram entrevistados", ressalta o instituto, indicando que a população nativa é maior.

Na comparação com o Censo de 2000, houve um crescimento de 11,4% na população indígena --ou 84 mil pessoas. Tal expansão, porém, foi menos significativa do que a vista no período de 1991 a 2000, quando a alta de 150% representou um acréscimo de 440 mil índios declarados. Na média anual de 1991 a 2000, o ritmo de crescimento foi de 10,8%.

Para o IBGE, "mesmo com evidências de que os povos indígenas estivessem experimentando crescimento acelerado em função de altas taxas de fecundidade, os dados de 2000 superaram as expectativas", pois muitas pessoas antes consideradas de outras etnias passaram a se declarar indígenas.

"Esse fenômeno é conhecido como 'etnogênese' ou 'reetinização': povos indígenas reassumindo e recriando as suas tradições indígenas, após terem sido forçados a esconder e a negar suas identidades tribais como estratégia de sobrevivência, seja por pressões políticas, econômicas e religiosas, ou por terem sido despojados de suas terras e estigmatizados em função dos seus costumes tradicionais", diz o IBGE.

Segundo o IBGE, em 1991 e 2000, a categoria "indígena" era investigada no quesito cor ou raça apenas na parte da pesquisa por amostra de domicílios. Pelas primeira vez, o Censo de 2010 investigou o contingente de indígenas dentro universo de domicílios pesquisados no país.

Censo 2010 também passou a levantar dados sobre o sentimento de "pertencimento étnico", a língua falada no domicílio e a localização geográfica --critérios de identificação indígena usados em Censos de outros países.

Para marcar a comemoração do Dia do Índio, o IBGE divulgou alguns dados sobre os povos nativos do país nesta quarta-feira. A divulgação das informações específicas do Censo 2010 para as terras indígenas, porém, está prevista para julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário