Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de História.
Período: 2016-1 Sala: 303A Horário: Sexta-Feira, 18:00-21:40.
Pasta: Gaúcho Carga Horária: 60h.
Professor: Thiago Krause – thiagokrause@gmail.com.
Link para o Dropbox:
https://www.dropbox.com/sh/zv7vr8ltjnc5k3a/AACGEbnLJXFzrKZBGIg6_1Qla?dl=0
Blog: http://historiadobrasilufrj.blogspot.com.br/
Observação: o presente programa, a bibliografia, tipos de avaliações e critérios das mesmas poderão ser alterados a critério do professor, em atenção ao melhor aproveitamento do semestre letivo.
Novas Sociedades em um Novo Mundo:
a América Ibérica, séculos XVI e XVII
Ementa
Analisar a política e a sociedade da América Ibérica entre os séculos XV e XVII através da perspectiva dos seus grupos sociais (índios, escravos, forros, grandes proprietários, comerciantes e etc.) e dos processos de hierarquização e dominação constituintes dessas sociedades profundamente desiguais. O curso se construirá em perspectiva comparada, contrastando as experiências coloniais em busca de similitudes, diferenças e padrões.
Métodos
Aulas expositivas com a utilização de apresentações no Datashow, em que serão projetados o plano da aula, imagens e trechos de documentos; discussões de textos. Todas as aulas possuirão uma leitura obrigatória que será discutida em sala. Presença é obrigatória e realizarei chamada. Este programa e diversos textos serão colocados para download no blog e disponibilizados no Dropbox.
Avaliação
Trabalho escrito final – 6 pontos: um ensaio de 6 a 8 páginas, espaçamento 1,5, fonte 12 pt Times New Roman, margens 2,5 cm, sobre um tema dentro do recorte do curso, a ser entregue no final do período. O trabalho deve demonstrar a capacidade de recorte de um tema relevante, a reflexão crítica sobre a bibliografia e capacidade de análise. Os estudantes deverão apresentar seus trabalhos para a turma na data de entrega.
Projeto do Trabalho – 2 pontos: esboço com as temáticas a serem analisadas e uma seleção bibliográfica.
Atenção! Plágio é zero automático.
Participação – 2 pontos: presença, pontualidade e participação nas discussões.
Temas e Cronograma de Leituras
08/04
1ª aula Apresentação do Programa.
15/04
2ª aula Introdução: História Atlântica, Hierarquias Sociais e os Impérios Ibéricos.
Discussão de texto: ELLIOTT, John. “El Atlántico Español y el Atlántico Luso: divergências y convergências” in: ACOSTA GUERRERO, Elena (coord.). XX Coloquio de Historia Canario-Americana. Las Palmas: Cabildo de Gran Canaria, 2014, pp. 21-35.
29/04
3ª aula As Sociedades Ibéricas
Discussão de texto: RUIZ IBAÑEZ, José Javier & VINCENT, Bernard. “Una sociedad entre estabilidad y conflito” in: id. Los siglos XVI-XVII: política y sociedad. Madri: Síntesis, 2007, pp. 65-108.
06/05
4ª aula As ilhas atlânticas e o início da colonização
Discussão de texto: SOUSA, João José de. “A sociedade: tentativa de caracterização” in: SERRÃO, Joel & MARQUES, A.H. de Oliveira (dirs.). Nova História da Expansão Portuguesa: vol. III, tomo I – A Colonização Atlântica (coord. por Artur Teodoro de Matos). Lisboa: Estampa, 2005, pp. 138-174.
13/05
5ª aula O início do tráfico atlântico e expansão da escravidão africana
Discussão de texto: SCHWARTZ, Stuart & MENARD, Russel. “Por que a escravidão africana? A transição da força de trabalho no Brasil, no México e na Carolina do Sul” [1990] in: SZMRECSÁNYI, Tamás (org.). História Econômica do Período Colonial. São Paulo: EDUSP/Imprensa Oficial, 2002 [1996], 2ª ed., pp. 3-19.
20/05
6ª aula Os índios e a sociedade colonial
Discussão de texto: GRUZINSKI, Serge & BERNAND, Carmen. “A segregação impossível” in: id. História do Novo Mundo. São Paulo: EDUSP, 2006, vol. II: as mestiçagens, pp. 271-303.
03/06
7ª aula Nobreza, latifundiários e/ou escravocratas
Discussão de texto: FRAGOSO, João. “Nobreza principal da terra nas Repúblicas de Antigo Regime nos Trópicos de base escravista e açucareira: Rio de Janeiro, século XVII a meados do século XVIII” in: id. & GOUVÊA, Fátima (orgs.). O Brasil Colonial, vol. III: 1720-1821. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014, pp. 159-240.
10/06
8ª aula Entrega do Projeto de Trabalho
Comerciantes e funcionários régios
Discussão de texto: MOUTOUKIAS, Zacarías. “Burocracia, Contrabando y autotransformación de las elites: Buenos Aires en el siglo XVII”. Anuário del IEHS, 1988, 213-47 (também disponível em inglês).
17/06
9ª aula Miscigenação e Racismo
Discussão de texto: RAMINELLI, Ronald. “Cores, raças e qualidades” in: id. Nobrezas do Novo Mundo: Brasil e ultramar hispánico, séculos XVII e XVIII. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2015, pp. 207-39.
24/06
10ª aula A plebe colonial: marginalização, identidade e adaptação
Discussão de texto: GRUZINSKI, Serge. “México, o mundo e a cidade” in: id. As Quatro Partes do Mundo: história de uma mundialização. Belo Horizonte/São Paulo: Ed. UFMG e EDUSP, 2014 [2004], pp. 99-124.
01/07
11ª aula Histórias de família e de gênero: esposas e viúvas, trabalhadoras e...
Discussão de texto: NAZZARI, Muriel. “A familia como base da sociedade” e “O pacto matrimonial” in: id. O Desaparecimento do dote: mulheres, famílias mudança social em São Paulo, Brasil, 1600-1900. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, pp. 27-44 e 65-82.
08/07
12ª aula Religiosas (e religiosos)
Discussão de texto: BURNS, Kathryn. “Produciendo el Cuzco colonial” in: id. Hábitos coloniales: los conventos y la economía espiritual del Cuzco (trad.). Lima: IFEA, 2008 [1999] (também disponível em inglês).
15/07
13ª aula Os cristãos-novos e a interpenetração dos mundos ibéricos
Discussão de texto: ESCOBAR QUEVEDO, Ricardo. “Una observación general de las ‘cumplicidades’” e “Cristianos nuevos, judíos y esclavos” in: id. Inquisición y judaizantes en América Española (siglos XVI-XVII). Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2008, pp. 197-207 e 276-284.
22/07
14ª aula Princípios de hierarquização social: riqueza, qualidade, nobreza, gênero, pureza...
Discussão de texto: LOCKHART, James. “Organización y cambio social en la América española colonial” in: BETHELL, Leslie (ed.). História de América Latina, tomo 4: América Latina Colonial – Población, Sociedad y Cultura. Barcelona: Crítica, 1990 [1984], pp. 63-108 (também disponível em inglês).
29/07
15ª aula Entrega e apresentação dos trabalhos.
Avaliação do Curso.
Bibliografia
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