Em Word: http://www.mediafire.com/file/341wtwkgnz76wod/1Programa_América_I_-_Thiago_Krause,_2012-2.doc
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de História.
História da América I – IHI215. Período: 2012-2.
Sala: 303A Horário: Terça-Feira, 08:40-12:00.
Pasta: Xerox do 3º andar, pasta 32. Carga Horária: 60h.
Professor: Ms. Thiago Krause – thiagokrause@gmail.com.
Site: www.historiadaamericai.blogspot.com
Observação: o presente programa, a bibliografia, tipos de avaliações e critérios das mesmas poderão ser alterados a critério do professor, em atenção ao melhor aproveitamento do semestre letivo.
Programa de História da América I
Ementa
Características gerais das sociedades pré-colombianas. Os processos de conquista e dominação das sociedades pré-colombianas. A formação das sociedades coloniais hispano-americanas, caribenhas e anglo-saxãs e suas principais características dos séculos XVI ao XVIII.
Objetivos
Trabalhar de forma complementar os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais que se combinaram na formação das múltiplas sociedades particulares que se desenvolveram na América Espanhola, no Caribe e na América Inglesa continental.
Oferecer aos alunos um instrumental historiográfico básico para a compreensão da América Colonial. Será dada preferência a trabalhos sintéticos, recentes e em português ou espanhol, mas nas aulas será delineado o panorama historiográfico mais amplo, dentro da exposição do conteúdo.
Métodos
Aulas expositivas com a utilização de apresentações no Datashow, em que serão projetados o plano da aula, imagens e trechos de documentos; discussões de textos. Todas as aulas possuirão uma leitura obrigatória, que será discutida em sala, e uma bibliografia complementar indicada aos alunos. Presença é obrigatória e realizarei chamada. Este programa e diversos textos serão colocados para download no blog, e todos deverão entrar na lista de e-mail para facilitar a comunicação com a turma.
Avaliação
Participação nos debates em sala de aula – 1 ponto: cada texto possuirá até cinco expositores, além de um número igual de comentadores. Após a contextualização do professor, os expositores deverão apresentar o texto em no máximo 30 minutos, destacando seus pontos centrais e questões a serem debatidas e aprofundadas, enquanto os últimos deverão levantar questões para estimular o debate e/ou responder a questões colocadas por colegas ou pelo professor. Tanto comentadores quanto expositores deverão realizar a leitura complementar indicadas para o aprofundamento da discussão. Todos os alunos deverão expor um texto e comentar outro. A participação durante as aulas expositivas e ao longo de todos os debates será muito valorizada.
Atenção! O objetivo da exposição e dos comentários é gerar debates, não realizar um fichamento detalhado, pois deve-se partir do pressuposto que todos leram o texto.
Trabalho – 4 pontos: um ensaio de 6 a 8 páginas, espaçamento 1,5, fonte 12 pt, Times New Roman, margens 2,5 cm, sobre um tema debatido ao longo do curso, a ser entregue na 12ª aula. O trabalho deve demonstrar a capacidade de recorte de um tema relevante, a reflexão crítica sobre a bibliografia (para além das leituras obrigatórias e complementares) e capacidade de análise.
Atenção! Plágio é zero automático.
Observação importante: a entrega do trabalho com até uma semana de atraso implica perda de 30% da nota; duas semanas, 50%; mais do que isso, o trabalho não será aceito.
Prova individual em sala de aula – 5 pontos: a prova consistirá em duas questões discursivas que exigirão uma comparação entre as leituras obrigatórias do curso; a utilização da bibliografia complementar será valorizada. Os alunos terão uma hora de consulta, depois deverão guardar todo o material, exceto anotações manuscritas realizadas na hora.
Temas e Cronograma de Leituras
1ª Aula 1ª Parte: Apresentação do Programa e distribuição dos expositores e comentadores dos textos.
16/10 2ª Parte: A Espanha e a “Descoberta” da América.
2ª Aula 1ª parte: A Espanha e a “Descoberta” da América (continuação).
23/10 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: Felipe Fernandez-Armesto, “O salto: o grande salto avante da década de 1490” in: id. Os Desbravadores: uma história mundial da exploração da Terra (trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 2009 [2007], pp. 194-240.
Leitura Complementar: Bernard Vincent. “Por que a Espanha?” in: id. 1492: descoberta ou invasão? (trad.) Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992 [1991], pp. 62-84.
3ª Aula 1ª parte: As Sociedades Americanas pré-contato
30/10 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: James Lockhart & Stuart Schwartz. “Os Modos Indígenas” in: id. A América Latina na Época Colonial (trad.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002 [1983], pp. 51-80.
Leitura Complementar: Ciro Cardoso, “Poder Político e Religião nas altas culturas pré-colombianas” in: Ronaldo Vainfas (org.). América em Tempo de Conquista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992, pp. 11-32.
4ª Aula 1ª parte: A Conquista da América Espanhola: estratégias de dominação e resistência.
13/11 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: Matthew Restall, “Guerreiros Invisíveis: o mito do conquistador branco” in: id. Sete Mitos da Conquista Espanhola (trad.). Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2006 [2003], pp. 93-124.
Leitura Complementar: John H. Elliott, “A Conquista Espanhola e a Colonização da América” in: Leslie Bethell (ed.). História da América Latina, vol. I: América Latina Colonial. São Paulo/Brasília: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, 1997 [1984], pp. 135-194.
5ª Aula 1ª parte: O Mundo Indígena: persistência, continuidades, adaptações e transformações.
27/11 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: Charles Gibson, “As sociedades indígenas sob o domínio espanhol” in: Leslie Bethell (ed.). História da América Latina, vol. II: América Latina Colonial. São Paulo/Brasília: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, 1997 [1984], pp. 269-308.
Leitura Complementar: Ronald Raminelli. “Nobreza Indígena da Nova Espanha: alianças e conquistas”. Tempo: revista do departamento de História da UFF, n. 27, 2009, pp. 83-96.
6ª Aula 1ª parte: A economia e o trabalho na América Espanhola: mineração, haciendas e obrajes; encomienda, repartimiento, escravidão e trabalho “livre”.
04/12 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: John H. Elliott, “La explotación de los recursos americanos” in: id. Impérios del Mundo Atlántico: España y Gran Bretaña en América (1492-1830) (trad.). Madrid: Taurus, 2006.
Leitura Complementar: Steve J. Stern. “La herencia colonial de Huamanga” in: id. Los pueblos indígenas del Perú y el desafío de la conquista española: Huamanga hasta 1640 (trad.). Madri: Alianza, 1986 [1982], pp. 293-306.
7ª Aula 1ª parte: Evangelização e Resistência.
11/12 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: Serge Gruzinski. “O Choque da Conquista” e “Ocidentalização” in: id. O Pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 [1999], pp. 63-110.
Leitura Complementar: Stuart Schwartz, “Ajustes americanos” in: id. Cada um na sua lei: tolerância religiosa e salvação no mundo atlântico ibérico (trad.). São Paulo/Bauru: Companhia das Letras/EDUSC, 2009 [2008], pp. 230-268.
8ª Aula 1ª parte: A sociedade da América Espanhola Colonial.
18/12 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: John H. Elliott, “La Ordenación de la Sociedad” in: id. Impérios del Mundo Atlántico: España y Gran Bretaña en América (1492-1830) (trad.). Madrid: Taurus, 2006, pp. 239-80.
Leitura Complementar: James Lockhart, “Organización y cambio social en la América española colonial” in: Leslie Bethell (ed.). História de América Latina, tomo 4: América Latina Colonial – Población, Sociedad y Cultura. Barcelona: Crítica, 1990 [1984], pp. 63-108.
9ª Aula 1ª parte: Elites Coloniais e Poder Local.
08/01 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: Ronald Raminelli, “A Monarquia Católica e os Poderes Locais do Novo Mundo” in: id. & Cecília Azevedo (orgs.). História das Américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: FGV, 2011, pp. 29-54.
Leitura Complementar: KICZA, John E. “Formación, identidad y estabilidad dentro de la élite colonial mexicana en los siglos XVI y XVII” in: SCHRÖTER, Bernd & CÜSCHGES, Christian (eds.). Beneméritos, aristócratas y empresarios: identidades y estructuras sociales de las capas altas urbanas en América hispánica. Madrid/Frankfurt: Iberoamericana/Vervuert, 1999, pp. 17-34.
10ª Aula 1ª parte: Estado e Administração.
15/01 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: John H. Elliott, “La Corona y Los Colonizadores” in: id. Impérios del Mundo Atlántico: España y Gran Bretaña en América (1492-1830) (trad.). Madrid: Taurus, 2006, pp. 189-238.
Leitura Complementar: Alejandro Cañeque, “Cultura Vicerregia y Estado Colonial”. História Mexicana, vol. LI, n. 1, 2001, pp. 5-57.
11ª Aula 1ª parte: Reformas Bourbônicas
22/01 2ª parte: Discussão de texto.
Leitura Obrigatória: Elisa Fruhauf Garcia. “Os índios e as reformas bourbônicas: entre o ‘despotismo’ e o consenso” in: Cecília Azevedo & Ronald Raminelli. (org.). História das Américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: FGV, 2011, pp. 55-81.
Leitura Complementar: James Lockhart & Stuart Schwartz. “O fim da época colonial nas Índias Ocidentais espanholas” in: id. A América Latina na Época Colonial (trad.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002 [1983], pp. 365-422.
12ª Aula 1ª parte: Economia e escravidão no Caribe – Entrega do Trabalho
29/01 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: Robin Blackburn, “A escravidão racial e o crescimento da plantation”, in: id. A Construção do Escravismo no Novo Mundo. Rio de Janeiro: Record, 2003 [1997], pp. 373-438.
Leitura Complementar: Rafael Marquese, Márcia Berbel & Tâmis Parron, “Brasil, Cuba e os dois primeiros sistemas atlânticos” in: id. Escravidão e Política: Brasil e Cuba, 1790-1850. São Paulo: Hucitec, 2010, pp. 21-54.
13ª Aula 1ª parte: América Inglesa continental: Economia e Sociedade.
05/02 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: Ira Berlin, “Gerações de Plantation” in: id. Gerações de Cativeiro: uma história da escravidão nos Estados Unidos (trad.). Rio de Janeiro: Record, 2006 [2003], pp. 67-120.
Leitura Complementar: Edmund Morgan, “Escravidão e Liberdade: o paradoxo americano”. Estudos Avançados, 14(28), 2000 [1972], pp. 121-50.
14ª Aula 1a Parte: América Inglesa Continental: Política e Cultura.
19/02 2ª parte: Discussão de Textos.
Leitura Obrigatória: John H. Elliott, “La Corona y Los Colonizadores” in: id. Impérios del Mundo Atlántico: España y Gran Bretaña en América (1492-1830) (trad.). Madrid: Taurus, 2006, pp. 189-238.
Leitura Complementar: Jack P. Greene, “Tradições de governança consensual na construção da jurisdição do Estado nos impérios europeus da Época Moderna na América” in: João Fragoso & Fátima Gouvêa (orgs.). Na Trama das Redes: política e negócios no império português, séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, pp. 95-114.
3ª parte: Avaliação do Curso.
15ª Aula
26/02 Prova Escrita Individual em sala de aula.
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